Atalaia – trilha longa

A praia do Atalaia é uma praia escondida em Noronha, a qual só chegamos de trilha. Esta praia é um ‘berçário’ natural, onde temos vários peixes ainda pequenos e se preparando para ir para as águas do mar. Toda a região é cercada por uma barreira de corais, e na maré baixa simplesmente não há contato com o mar propriamente dito, trazendo então segurança para o lugar. Também é área de descanso de alguns peixes maiores… até mesmo tubarões(pequenos, claro) são avistados por ali.

Por ser um lugar de um equilíbrio tão frágil, o número de visitantes é bastante limitado e há fiscais do Ibama o tempo inteiro por ali. Mesmo protetor solar é proibido, e se perceberem que você está usando, é obrigatório tirá-lo antes de entrar. Há 2 trilhas que podem ser feitas e para ambas é obrigatório usar serviços de guia credenciado pelo IBAMA. Além do mais, como o horário é limitado e depende das marés, marque o quanto antes o seu dia..

Trilha curta

Primeiramente, é necessário assinar um termo de responsabilidade, para eximir o parque – nem vi necessidade deste para a trilha curta, já que é bastante tranquila, mas é obrigatório e se não assinar não vai.

A trilha curta nem é uma trilha prá valer, mas sim uma caminhada de 30 minutos que você faz numa estradinha até razoável até a praia. Lá você coloca o colete obrigatório e recebe as instruções – basicamente: não ajoelhe ou pise no chão, e se precisar fazer isto tem uma área especifica. Se não obedecer o fiscal, será convidado a sair.

Chegando na praia do Atalaia

Olha a transparencia da água...

Comitê de recepção (falo do caranguejo...)

A próxima meia hora de mergulho (que acaba rápido demais) é simplesmente linda, e mesmo tendo tido problemas com meu snorquel, foi inesquecível. A água é incrivelmente transparente, e há muitos grupos de peixes.

Haja peixinhos...

Infelizmente não encontrei nenhum tubarão, mas este polvo aí embaixo já serviu por um tempo :)

Meu primeiro polvo..

Trilha Longa

Seguindo o que muita gente disse, resolvi fazer a trilha longa – do grupo de uns 30 que estavam ali, somente eu a Mima e mais um carinha fizemos a longa. Esta sim é uma trilha um tanto forte de umas 4 ou 5 horas de duração, que passa por caminhos lindíssimos mas entendo que não é recomendada para todos, especialmente se tiver alguma dificuldade de locomoção, porque passamos por umas pedras pequenas e bastante complicadas de caminhar. Mas o sacrificio vale muito a pena! Só cuidado pára não marcar muito tarde, para dar tempo de fazer tudo antes de escurecer.

A primeira parte da caminhada é a mais longa, onde você vai subindo, onde tivemos uma visão linda…fizemos a trilha no inicio da tarde, com o sol começando a baixar e por isto não tão forte, e a água numa cor impressionante de linda, que só as fotos tem como dar uma ideia…

Esse mar é impressionante

Depois disto, tem que descer até a Praia da Pontinha, para mais um mergulho de snorkel… a única coisa é que estavam bem fortes as ondas, e como ali tem muita pedra, tinha que tomar bastante cuidado.

Houve até um momento que ouvi o pessoal chamando e quando olho para fora, vejo que saí da proteção dos corais, indo para lugar mais perigoso, assim  comecei a tentar voltar, até que senti uma onda mais forte que me levantou e quando percebi havia passado por cima das pedras…. susto animal, mas foi só susto mesmo, pq em seguida estava de novo aproveitando os peixes hehe

Mais uma praia feia de Noronha...

Essas pedras me deram um belo susto hehe

Depois seguimos pelo pedaço mais pesado da trilha, com uma caminhada razoável em pedras lisas e redondas, que só servem prá fazer a gente perder o equilíbrio, mas foi tudo tranquilo até o final!

Andar nestas pedrinhas por 1 horas não é fácil, mas vale a pena

Perto do final, mais uma última parada para mergulho, esta mais demorada e num lugar mais calmo… simplesmente demais!

Estas cores são impressionantes...

Com o sol já terminando de baixar chegamos ao final da trilha, onde a van foi nos buscar – foi o dia mais cansativo da viagem, mas sem dúvida um dos mais divertidos. Quem puder, vale muito a pena fazer a trilha longa – claro que estar em forma ajuda a ser menos extenuante, mas mesmo eu com minha forma mais arredondada consegui ir até o final neste (mais um) dia inesquecível em Fernando de Noronha :-D

Fim de um dia sensacional

O sensacional ficou entre 60 e 70 reais por pessoal, e como a trilha curta sozinha já fica em R$ 50,00, tem-se aí mais um motivo para fazer a longa. É bem cansativa, mas o esforço vale a pena

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 610 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: