Buda

Ja cedo comprei o passe de 72 horas de transporte e fui para o lado de Buda – depois de me perder por um tempão e andar a pé margeando o rio até cansar, lembrei que com o passe eu podia muito bem pegar os bondes(tram) para 1 única parada, e comecei a parar de andar a pé sem precisar.

CASTLE DISTRICT

Finalmente cheguei ao pé de Buda Hill e subi pelo funicular (1400 ft*) para o  chamado Buda Castle – onde tem de tudo, mas não um castelo. O nome vem de um antigo castelo construido em 1380 e já teve sua história de destruição e reconstrução, a última sendo pelos nazistas (como sempre). Saindo do funicular à esquerda de quem sobe, temos o Royal Castle, que possui alguns museus, como o Budapest History Museum Neste dia estava mais para contemplação, então só dei uma volta na região, com belíssimas vistas do Danúbio. Ali também você pode comprar uma fichinha para treinar tiro ao alvo, com arco e flecha medievais 🙂

Royal Palace

Royal Palace

Do outro lado é onde ficam as principais pontos. A Mathyas Church, é uma igreja do Seculo 13, e mesmo estando em restauração, é bastante bonita – e cobra para entrar (mas é só um pouco – 750 ft).  Mas o principal é o Fisherman´s Bastion, que fica atrás da igreja e tem uma visão expetacular de Peste. Vale passear de um lado a outro vendo toda a região. Em um dos lugares altos tem um café – não precisa comer nada ali não, atravesse o corredor feito das cadeiras e lá no fundo tenha a melhor visão do impressionante Parlamento Húngaro. Realmente linda a vista de todo lugar ali no fisherman´s – a única tristeza foi constatar que o Danubio não era lá azul como esperava… Para comer por ali, aproveite um dos diversos restaurantes no caminho entre o lado direito e o esquerdo – ou saia da área do castelo e aproveite Buda.

Fisherman´s Bastion

Fisherman´s Bastion

Parlamento

Parlamento

GÉLLERT BATHS

Depois de um bom tempo aproveitando as vistas e o calor, tram até  Géllert Baths, o mais famoso dos banhos termais de Budapeste. Alguns acham que esta meio caído, mas eu gostei bastante. O sistema é meio confuso – vc pega lá uma pulseira para deixar as coisas num armário ou ter uma cabine só para você (3900 Ft). Também consegue alugar toalhas (600 Ft) sem problemas (e até roupa de banho se for o caso). A famosa piscina com as colunas gregas fica logo perto da entrada, e realmente é muito bonita. Saindo pelo fundo chega-se em outras piscinas, estas bem aquecidas e menos cheias. Depois de uns 15 minutos em uma delas eu me peguei cochilando dentro dágua – muito relaxante mesmo!

A piscina mais famosa

A piscina mais famosa

Do lado de fora tem um solarium, com uma piscina grande e com ondas até fortes. Esta não é aquecida, mas fica bem divertida e vale a passada num momento que as ondas estiverem funcionando. Subindo umas escadarias, há mais uma piscina aquecida ao ar livre, que estava super lotada. Fiquei quase 2 horas aproveitando as piscinas ao máximo, e antes de ir embora peguei a câmera para percorrer tudo de novo e tirar fotos. É caro, mas a foi bom demais! Depois de vários dias andando até fazer bolha, não tem melhor do que relaxar em água por algum tempo.

O solarium externo

O solarium externo

CITADELLA

Não muito longe pega-se ônibus que chega até um ponto da Géllert Hill, e dali pode-se subir a pé passando por uns jardins muito bonitos até a Citadella. É uma fortaleza construida pelos Habsburgo em 1848 e é um dos melhores lugares para terminar o dia em Buda – vista linda do Danúbio (foi aqui que tirei a única foto onde o Danúbio aparece azul), onde aproveitei o começo do pôr-do-sol; só não esperei até o fim porque ia ser mais de 22h00 quando anoitecesse… Antes de voltar, um lanchinho num kebab, que é sempre muito bom!

A citadela

A citadela

O Danúbio

O Danúbio

* ft = Forint, moeda húngara. Em alguns lugares encontrei como HUF. Mais ou menos calculava R$1,00 = 100 ft

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: