Cidade Maravilhosa

Nas cidades visitadas temos aquelas que valem a visita, as que quero retornar algum dia, as que poderia voltar várias vezes e as poucas onde poderia viver feliz. Entre todas estas, Rio de Janeiro é a favorita!  Com paulista e paulistano, cresci com as histórias com cariocas em nossa disputa estado X estado. Mas mesmo com todos os problemas que tem (e esta semana estamos vendo isto escancarado) poderia viver muito feliz na Cidade Maravilhosa.

Minhas lembranças do Rio vem lá dos anos 90, quando estive lá por 2 vezes antes dos 13 anos, e mesmo assim eram passagens rápidas, coisa de 1 dia no caminho para outro lugar. Até que um colega de época do colégio me chamou para irmos prá lá uns 5 anos atrás – no final, ficamos mais tempo em Nova Friburgo que no Rio propriamente dito – mas o pouco tempo que passamos no Rio me encantou.

Com carro, mas sem GPS (não era muito barato na epoca), a gente se perdeu o tempo inteiro, e só conseguimos subir o Pão de Açúcar já bem a noite, com uma visão muito incomum para turista: não havia muita gente (ok, tinha um casalzinho bem animado em um lugar mais escuro…), a temperatura estava ótima e a vista foi algo impressionante – na hora de ir embora, descemos no último bonde, com os funcionários.  No outro dia, depois de subir o Pico da caledônia, finalmente passeando prá valer no Rio -e mesmo em pouco tempo, poucas coisas são melhores do que andar em Copacabana na Av que vira calçadão no domingo. Terminamos o passeio no Cristo, também de noite em uma visão maravilhosa. A foto esta escaneada, longe da perfeição, mas…

Sergio, Djou e eu em 2005

Voltei finalmente em 2008, desta vez com a Mima num pacote CVC (que a turma do mochileiros não me ouça) e foi tudo de bom. Hospedado perto do Catete, consegui passear um pouco no centro. Também pudemos aproveitar os pontos turísticos de uma cidade lindíssima – mas mais uma vez o melhor foi simplesmente dar uma volta por Copacabana, com aquele sentimento de estarmos todos em um dos lugares mais incríveis do mundo.

Mima no Corcovado

Mima no Corcovado

A turma em Copacabana

A turma em Copacabana

Tenho alguns amigos morando lá – tanto novos como antigos além de vários virtuais, e torço para que eles possam recuperar sua cidade em breve. Como turista, claro que acabamos ficando longe das regiões mais complicadas, mas este é o Rio que eu conheci – e o Rio que conheci é realmente maravilhoso.

Assim, esta é minha pequena homenagem à cidade que tanto sofreu esta semana, mas que pode estar dando seus primeiros passos para resolver seus problemas das últimas décadas. Força Rio, o Brasil inteiro está com vocês!!

2 Respostas

  1. Todos chamos que fala-se mais do Rio de Janeiro do que ele realmente é. Pois é, pensando assim, que me enganei e me surpreendi com o local. Fiquei na praia de joatinga no La Suite Hotel, um belissimo hotel que achei em uma agencia de viagens online que se chama Zarpo http://bit.ly/jzbclK (vale a pena conferir, tem preços ótimos). Mesmo sem nunca ter ido ao RJ, foi super tranquilo, pois consegui me virar muito bem. Até mesmo para ir á Lapa à noite O bondinho de Santa Teresa vale super a pena!!! vale o visual e almoçar lá em cima é bem diferente em dois dias consegui turistar bastante quem puder vá e boa viaguem!!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Rodrigo S de Souza and Rodrigo S de Souza, Alex Melo. Alex Melo said: Pequena homenagem ao Rio: http://bit.ly/dIZXVu […]

Deixe um comentário

