Viena 1

Depois que o médico finalmente me liberou, umas 16 horas, fui começar a passear em Viena prá valer – e mesmo saindo tarde, como o sol fica até umas 22h00 no alto verão, pude aproveitar bem mais do que esperado.

 HOFBURG

Sai quase correndo para  o centro, em direção a Hofburg. O complexo Hofburg era o palácio de inverno do império Austro-húngaro, e data de 1279, tendo sido construídos diversos anexos com o passar dos séculos, hoje formando um conjunto enorme de museus com diversos temas ligados à monarquia. Neste dia, fui ao mais visitado deles, o Kaiserappartements (Apartamentos imperiais). Há diversas combinações de tickets e optei por um destes apartamentos + Schonbrunn. Pegue o audio-guide que vale bastante a pena
A visita começa vendo prataria! Parece bobo, mas é tanta suntuosidade, tanto ouro e prata e porcelana chinesa que realmente impressiona muito. Particularmente os ‘centros de mesa’ são lindíssimos (alguns diriam exagerados). Além disto, vendo aquele monte de porcelana chinesa, pensei em como era difícil e caro trazer este tipo de coisa 400 anos atrás – o que dá uma ideia de quanto dinheiro era usado. Cuidado para não se empolgar demais nesta parte…

Mesa de centro

Mesa de centro

SISSI

Depois disto, entramos nos aposentos reais, onde a principal exposição é sobre Sissi. Recomendo antes de viajar ver a trilogia sobre esta rainha, feita nos anos 50 – filmes que são comentados em vários momentos na exposição, normalmente falando sobre as diferenças entre ficção e realidade. Sissi foi uma espécie de Diana de seu tempo – alguém não exatamente da côrte que foi alçada para uma das principais dinastias da Europa (creio que a mais longeva…) Ali, não aguentava tanta exposição e também a prisão a qual os reis eram relegados – e por isto tentava ficar o mais longe possível dali, sempre viajando para lugares diferentes. O rei por seu lado, a amava de maneira totalmente incondicional e o povo a adorava (na verdade, ela não era muito querida pelo povo não…). Durante sua vida, perdeu filhos de maneira trágica, ficando cada vez mais depressiva. Até que em uma destas viagens, ela foi assassinada por um bandido qualquer, para comoção da nação.

Detalhes da história de Sissi são vistos na exposição e também nos audio-guides. Reserve no mínimo 90 minutos para conhecer os Kaiserapartements, que são o pedaço mais importante do complexo. Pena que não pode tirar fotos.

CENTRO

Saindo dali em direção ao centro, aproveite para passar no Café Demel, que disputa com o Sacher o título de mais famoso café vienense. Há diversas tortas, um pouco caras, mas vale provar algo – gostei bastante da trufada. Continue seguindo até Stephandsom (a Catedral de St. Stephan), fundada no seculo 12 e já reconstruída e restaurada diversas vezes, é impressionante já de longe – e ficou interessante o trabalho de restauração que está sendo feito. Veja na foto que boa parte da catedral esta correta, mas parte das torres tem uma cor mais acinzentada – aquele pedaço está cheio de andaimes, então para estragar menos a vista, desenharam as torres para cobrir os andaimes. Uma visita que recomendo é subir as torres da Catedral, de onde se tem uma bela vista da cidade (mas não do rio).

Stephandsom vista de Hofburg

Stephandsom vista de Hofburg

St Stephan

St Stephan

Vai uma tortinha? Doceria Demel, desde os tempos do império.

Vai uma tortinha? Doceria Demel, desde os tempos do império.

Praia européia

Seguindo para trás da Catedral, cheguei em um belo parque e um canal que parecia ser o Danubio, mas qual não foi a desagradável surpresa ao ver o canal totalmente seco. Mesmo cansado, fui seguindo o canal até, depois de uns 15 minutos, finalmente encontrar água. Mais um pouco e chego numa praia improvisada onde o povo aproveitava o final do dia, tendo na volta uma bela visão do Danubio. Por fim, mais uma passada perto do palácio de Hofburg e peguei a linha 2 do Tram até a prefeitura, que é outro prédio bastante bonito, e como finalmente estava anoitecendo, hora de jantar e voltar pro hostel.

O Danúbio

O Danúbio

Anoitecendo em Hofburg

Anoitecendo em Hofburg

Anúncios

Uma resposta

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Simone Erbs da Costa, Alex Melo. Alex Melo said: Demorou, mas finalmente continuando viagem: https://devoltaoutravez.wordpress.com/2010/12/02/viena-1/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: