Praga by night

Antes que se empolguem, não lembro de ter escrito nada sobre baladas por aqui, então quem procura isto eu sinto muitom mas o caso é que nunca fui baladeiro, então não é bem esta a ideia… Prá não falar que não pensei, em Budapeste há um cargueiro ucraniano que virou discoteca ou algo do gênero, e é famosíssimo – este eu pensei seriamente em ir, mas faltou coragem hehe

O que ocorre é que Praga tem ainda mais opções de programas culturais noturnos que Viena, a capital da música clássica. São programas que dificilmente faria em casa, mas estando numa terra que respira clássicos, onde Mozart também viveu e fez diversas apresentações, onde a ópera e a música são parte vital da história; não tem como escapar de algum programa destes, então passo aos que acabei escolhendo:

ESTATES THEATRE

O que mais eu queria era o show de marionetes, particularmente Don Giovani. Assim, quando vi que este teria ‘The Best of Mozart’ citando Don Giovani, comprei a entrada. Haviam 3 preços e comprei o mais barato.  Mas lendo mais sobre o lugar, percebi que não era bem aquele o programa que eu queria ver… tinha comprado é para a Ópera Nacional. Mas como diria o filósofo : “Quem está na chuva é prá se queimar“, então lá fomos.

O Teatro é gigantesco.. as Óperas de Viena e Budapeste são muito mais suntuosas, e o Estates Theatre de Praga tem estofados gastos e tals, mas a história do lugar é sempre facinante. Esta sala inclusive tem participação no filme “Amadeus”, pois quando Mozart teve problemas em Viena, foi convidado a estrear algumas de suas peças em Praga  – nesta aqui mesmo ele estreou sua peça Don Giovanni em 1787.

Estates Theatre

O programa eram 3 pessoas tocando instrumentos de sopro, e um casal cantando diversas músicas. Algumas eram somente tocadas, outras solos e as melhores envolviam todos. Como era “The Best of Mozart” creio que valeu bastante o ingresso – ainda que por ser lááááááá em cima (quem mandou pegar o mais barato) tinha que se debruçar para ver as performances.  O bom é que foi só chegar lá e comprar o ingresso; os lugares são por ordem de chegada e vc escolhe onde quer ficar, desde que dentro do seu andar.

O melhor de Mozart

Imagine Mozart dirigindo suas peças...

Não era exatamente o que eu pensava em ver, mas foi muito bom. 690 CZk Detalhe divertido é uma estátua do lado de fora – não sei bem o que é, mas depois de pensar em Dementadores (de Harry Potter), outro mochileiro que passava lá encontrou o certo: é um Nazgul!

Nazgul

SPANISH SYNAGOGUE

Como disse neste post, nada como terminar o dia de caminhada em Josefov indo ver uma apresentação dentro da Sinagoga Espanhola. O tempo entre o fim do seu passeio e a apresentação pode ser aproveitado ali mesmo, ou passeando no centro que é perto.

Para a apresentação eles colocam as cadeiras todas, tiram alguns temas de museu e temos ali um grupo de gente tocando. A programação esta em http://www.jewishmuseum.cz/en/acultsp.php e eu peguei o “Best of Gershwin”, que contém vários de seus temas usados em musicais da broadway ou filmes de Hollywood. É 1 hora de uma apresentação que poderia ser mais empolgante, mas creio que valeu a pena. Só pena que daqui não houve como tirar fotosFicou em 700 coroas.

A FLAUTA MÁGICA

Como escrevi, o teatro de marionetes é o mais famoso dos diversos ‘shows’ que há em Praga, sendo o mais famoso a apresentação de “Don Giovanni” pelo National Marionethe Theater, cujo site fica aqui. Desde 1991 já apresentaram mais de 6000 vezes a peça. Porém, toda quarta feira é encenada outra famosa ópera de Mozart: “The Magic Flute“. Como encontrei o teatro justamente na quarta feira, já comprei meu ingresso na hora, por 690 CZk

Eu não sei o que esperava quando lia “Teatro de marionetes”. Provavelmente algo nos moldes de uma caixinha com alguém puxando os fios, ou aqueles bonecos de pano nas mãos das pessoas… o que eu não esperava é a grandiosidade do que é apresentado. A ópera é tocada em alemão mesmo e os atores que puxam os bonecos (que são grandes) participam ativamente da peça andando, fazendo gesticulações, brincando com os personagens de uma maneira singela que faz tudo ficar simplesmente maravilhoso.

A história que eu imaginava, depois vi que não tinha entendido lá muito bem – mas mesmo não entendendo tudo o que se passava, os 90 minutos ali foram muito especiais. Tenho poucas fotos, então as 2 primeiras são minhas e as restantes tirei do próprio site deles. Também encontrei este video no youtube

The Magic Flute

Bye marionetes...

 

As próximas são sempre do site deles...

Infelizmente, não vi Don Giovanni porque o único dia que tive para isto deu uma preguiça lascada no fim do dia (era o último dia no país, estava meio preocupado pela alergia ter voltado e tals), mas não ter ido ver é um dos maiores (ok, provavelmente o maior) arrependimento da viagem. A Flauta foi simplesmente ótima e imagino então como seria com o principal ‘produto’ deles.

OUTROS

Há diversas outras apresentações, como o Black Light Theater, que falam ser também bastante interessante, mas não deu para ir. Vale acessar http://www.theaterinfo.gr/theater/pressrelease/2/index.html e ver as muitas propagandas de genéricos disto quando estiver por lá.

INCEPTION

Ao contrário dos programas anteriores, cinema tem em todo lugar – mas onde mais eu poderia dizer que vi cinema com legenda em tcheco? Tudo bem que um filme rápido e não tão simples quanto “A Origem” talvez não seja o mais recomendado prá gente ver sem entender a legenda, mas ainda assim sempre tento passar no cinema, que prá mim é a soma do agradável (o filme) com o mais agradável ainda (em outro país). Assim, como bom cinéfilo eu tinha que ver algum filme, ainda mais com um multiplex bem pertinho do hotel – valeu pelo filmaço (meu favorito de 2010) e também pelas revistinhas  do cinema, onde a gente se sente criança, por não entender nada e ter que se contentar com as figurinhas 🙂   Entrada no cinema: 160 Czk.

Esta última foto não tem nada a ver, mas o lugar é meio assustador quando se está passando sozinho – creio que está do outro lado da Town Hall e passar ali com pouca gente me fez pensar em Blade com mais um pouco de cinema…

Esperando pelo vampiro...

2 Respostas

  1. Oi Alex,

    Estou adorando ler seus comentários sobre Praga. Me disseram que esse teatro negro é muito legal e provavelmente fará parte da minha programação. Fico apenas 2 dias em Praga. Andar à notie por lá é perigoso?

    • Olá, Cristiane.
      Praga é uma delicia, só acho que 2 dias vão te deixar triste por não ficar mais tempo…
      Sobre a noite:
      Em Julho escurecia umas 21h30, 22h00 e ficava de boa na ponte, ou no centro histórico ou em algum lugar para pegar onibus ou metrô bem mais tarde do que isto – e sempre estava tudo lotado de gente, sem problema nenhum…. lógico: tem os cuidados de sempre em lugar mais afastado ou mais escuro e tals, mas eu achei tranquilaço.

      abraço e volte sempre 😉

Deixe um comentário

