Madrid – Geral

Quem leu o começo da viagem sabe que Madrid vai ser prá sempre inesquecível, principalmente por causa da Copa do Mundo , com a vitória espanhola. Além da cidade em si ser maravilhosa, ainda teve este clima de festa maravilhoso – e isto foi algo que influenciou demais, de maneira muito positiva, toda a estadia. E se a chance de eu voltar para algum dos outros países não é tão grande assim, Madrid é o lugar prá onde mais temos voos, então é praticamente certo que lá eu volto algum dia – até porque meu avô era espanhol, então tenho que voltar ainda para conhecer Toleto, provavelmente com meu pai de carona…

Madrid era a cidade que menos eu estava curioso prá conhecer, mas amei o povo, a festa, enfim tudo! Só não foi perfeito por causa dos 38º graus de cada dia do verã Madrileño, mas mesmo isto se supera 😉

Hospedagem

Foram 2 as passagens na cidade, cada um num lugar diferente… No começo eu preferi ficar sozinho, e creio que achei um bom lugar. O hotel é o Marial Alcazar ii, que não tem nenhum site especifico e na época eu não consegui encontrar informações suficientes sobre ele, mas me arrisquei e gostei bastante – e agora fui procurar e achei-o até bem avaliado no Trip Advisor   As grandes vantagens do hostal são o ar-condicionado (que falhou na ultima noite, prá desespero meu e de todo mundo lá) e a localização…. parecia estranha no começo, mas fica do lado da Gran Via, porém sem barulho, em frente a estação de metrô de Callao, que é razoavelmente central. Também tem uma wi-fi bastante razoável… o quarto é minúsculo, mas tem um lavabo e para 1 pessoa só é mais que suficiente. Paguei 26 euros/dia – e ainda foi surpreendido pela primeira atendente, que era brasileira…

Na segunda passada ficaria só 1 dia. Como era ultimo dia, a tentação de pegar um hotel decente era muito grande, mas no final a grana falou mais alto e fiquei no Mad Hostel  É bem razoável, próximo de estação de metrô porém não tão central assim (ainda que uma caminhada te leva até o centro em uns minutinhos…) . A diferença é que neste tem café-da-manhã (bem racionado, é verdade) – ficou 16 euros em quarto para 10 pessoas, com um ar-condicionado essencial e como fiquei só 1 noite, foi bom prá descansar neste dia.

O primeiro eu recomendo bastante, apesar das paredes finíssimas (o que deixava ouvir-se o barulho da vizinha de quarto escandalosa :p) – e peguei promoção tão boa que até a atendente que recebeu tomou um susto quando viu quanto eu estava pagando. Porém, se tiver mais caro, vale a pena pesquisar outras opções. O segundo foi bom para aquele dia, e pelo preço está bastante decente…

Transporte

O que não se faz a pé, use metrô – normalmente o passe de 10 viagens é a melhor opção, já que sai 1 euro por viagem. O ticket você compra nas maquininhas, e se possível tenha dinheiro, já que testei 3 máquinas diferentes usar cartão, e em nenhuma aceitou…

Do aeroporto para o centro também é a melhor opção e custa 1 euro a mais que você pode comprar já na chegada com o passe de 10, e na volta antes de passar nas catracas tem também que pagar 1 euro para conseguir sair – ou no momento de comprar o passe, já compre passe + complemento, que vem tudo certinho.  O metrô ali você tem que apertar um botão para abrir a porta tanto para entrar quanto para sair(assim como tive que fazer em Budapeste, Praga e outros…)

Só usei ônibus para ir até o Outlet, e trem não cheguei nem perto – mas o metrô vai para quase todo lugar e é muito bom. Pegue um mapa logo que entrar no metrô, e use-o sempre porque é muito bom para se achar nas conexões, visto que há muitas linhas. Tendo o metrô próximo da atração que você quer chegar, e o mapinha dele, você chega em qualquer lugar da cidade 🙂

Alimentação

Quem leu sobre a Espanha já sabe: almoço é o “Menu del dia“, com normalmente entrada (uma salada, algum outro prato ou meu adorado gaspacho), o prato principal e sobremesa – quase sempre um flan (daqueles de mercado mesmo) ou um sorvete – pode estar incluida também uma bebida..

O famoso Gaspacho

O principal deve ser a paella, que encontra-se em todo lado. E não vamos esquecer as tapas, que são aqueles pratinhos com diversis tira-gostos que acabam virando refeições completas. Como estava sozinho, estas eu acabei não aproveitando muito – mas no Mercado San Miguel pode-se encontrar várias meio caras, ou vá pela região próxima da Plaza Mayor que se encontra lugares especializados nelas. 

O único problema desta época em que estive é que, apesar de mega lotada a cidade, alguns dos lugares indicados pelo pessoal na internet estava fechados para férias…é o máximo que o pessoal prefira descansar, mesmo sendo a época onde poderiam estar mais ganhando dinheiro – gostei da filosofia deles 🙂
 

Clássico peixe com fritas na Plaza Mayor antes de embarcar prá casa

Fotos de Madrid estão aqui.

Deixe um comentário

