VIII Encontro GeneXus

Estes dias a pouca publicação de posts tem sua razão de ser: dia 13/04, aqui em São Paulo, teremos o VIII Encontro GeneXus Brasil e estamos trabalhando para deixar tudo perfeito … além disto, me colocaram em um projeto que devemos lançar no evento e vai ser simplesmente expetacular – (não dá prá falar ainda, mas assim que lançarmos eu comento aqui).

Mas o que é GeneXus e o que isto tem a ver com viagem? É que trabalho com isto há quase 10 anos, então é a ferramenta que paga minhas contas 😛 ok, ok… deixa eu explicar:

GeneXus é uma ferramenta desenvolvida pela empresa uruguaia Artech De início surpreende, uma empresa uruguaia de software vinda do Uruguai soa estranho – mas já são mais de 20 anos de mercado, com filiais no México, Chicago, Tóquio e há 8 anos em São Paulo, que é justamente onde trabalho praticamente desde o começo.

Sei que é um pouco técnico, mas GeneXus é uma ferramenta de desenvolvimento de software, onde você escreve nela e escolhe se sua aplicação será compilada em Java, .net ou Ruby  – em outros tempos, já passamos por Clipper, Visual Basic, Visual Fox Pro e principalmente Cobol e RPG).  A grande vantagem é que uma vez desenvolvido seu sistema, tem-se garantido que poderá continuar sempre, independente da tecnologia do momento… temos gente que criaram aplicações em DOS e já está em Web hoje, com parte do sistema em pocket.

Este ano estamos a todo vapor com o processo Beta da versão X Evolution 2, onde temos o grande lançamento: o gerador Smart Devices! Hoje é o momento do Smart, em grande parte graças a Steve Jobs.

Vendo pelo aspecto de viagem, que afinal é o tema principal aqui: de tempos em tempos o Lonely Planet deixa baixar de graça capítulos de seus livros para iPhone ou iPad; tendo wifi você acha qualquer lugar pelo GoogleMaps, deixa marcados os pontos turisticos ou restaurantes indicados. Estando longe é só baixar a versão skype para mobile para falar com o pessoal em casa praticamente de graça. Seja um smartphone ou um tablet, o fato é que estes estão mudando o jeito de viajar de muita gente. Mais ainda, estão mudando o jeito de se comunicar, de trabalhar, de tudo enfim…

O que quem não é da área não sabe é que aplicativo para estes aparelhos não é algo tão simples assim: você faz seu programa para apple, e ele só roda no iPad e iPhone; Se faz para Blackberry, só roda em aparelhos deste tipo, o mesmo se aplica para Android e outros  – então ou você faz um programa para cada aparelho, ou deixa gente de fora.

Mas a versão que lançamos Beta em Setembro e estamos cada vez mais perto de concretização no momento faz com que uma vez programado, funcione em tudo – ok, por enquanto iOS (iPad, iPhone, iPod touch), Blackberry e Android (em tablets, usado no Galaxy Samsung)!  Parece muita coisa prá ser verdade?  É porque é mesmo muita coisa, e é a pura verdade!

Sim, parece babação porque eu trabalho na empresa, mas não é isso, não. A ferramenta é boa demais mesmo! Não fosse tão boa, não teria como uma empresa vinda de um lugar longe dos polos tecnológicos ter mais de 20 anos no mercado e com centenas de clientes espalhados pelas Américas, Europa e, não fosse o bastante, ter o Japão como um dos mercados em que Genexus mais cresce hoje.

O ENCONTRO

É o 8º  Encontro GeneXus Brasil. Nele nossos desenvolvedores, distribuidores, mas principalmente clientes (incluindo empresas de Turismo). Também gente da informática como Windows Azzure e o pessoal da Blackberry – quem é da área não pode perder de jeito nenhum.

E prá quem só quer ler um pouco sobre viagens, prometo que no próximo post volto ao tema. Mas até o dia 13/04 com a preparação do evento (e com algumas provinhas fora do trabalho também) a postagem vai continuar um pouco lenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: