Gramado e Canela – Centro

Depois de uma enorme pausa, de volta ao nosso tema favorito: Viagem!

E continuando o último carnaval, que a páscoa já está chegando 🙂  Tínhamos chegado de madrugada ao hotel em Canela, e o sábado foi livre. Assim, após acordarmos um tantinho tarde e tomar um bom café-da-manhã, fomos conhecer o centrinho das cidades.

CANELA

Canela parece um bairro de gramado, cujo centro de Canela é composto de 1 rua principal – e é basicamente isto! A rua é bonitinha, bordeada por diversas lojas de roupa, artesanato e lembranças de turismo. Subindo a avenida, passa-se em frente a Casa de Pedra, seguida da Casa do Artesão – onde há também um centro de informações turísticas e tem-se bastante artesanato. Mas claramente, tudo isto é só para chegar até O ponto turístico da cidade, a belíssima Catedral de Pedra. Ela foi construída entre 1953 e 87 e já do centro da avenida que leva até lá você vê o domínio que ela oferece na paisagem. Toda coberta de basalto, com belos vitrais, sem dúvida vale ser conhecida.

Catedral de Pedra

GRAMADO

Entre Gramado e Canela, 10 a 15 minutos de ônibus, passando por diversas atrações que serão visitadas no dia seguinte. Peça ao motorista para descer no centro, que é a penúltima parada do ônibus. Dali, é só descer a ladeira que já estamos na famosa Borges de Medeiros. Realmente, em Gramado simplesmente ficar andando pela rua já é um ótimo passeio – nem me incomodava muito de ficar vendo as vitrines das lojas, contanto que pudesse ver as de chocolate também 🙂

Mas vamos lá: além do Chocolate da Caracol (meu favorito…) o centrinho de gramado possui diversas atrações e esta parte da cidade deve ser conhecida a pé mesmo, admirando as casinhas estilo alemão (adoro casinhas alemãs). Também há em todo lugar termômetros com a temperatura,m mas não importa quanto calor fez durante o dia (ou frio a noite), sempre marcava uns 24ºC – então não leve a sério, não… hehe

Começando pelo próprio centro de informações turísticas, que ficam no meio de umas árvores, fazendo um ótimo lugar para se esconder do sol. Ali perto, sempre seguindo pela Borges de Medeiros, do outro lado da rua e logo após o cruzamento com a r. das Hortênsias, temos a Igreja São Pedro. Esta igreja foi construída em 1917, e reconstruida em 43 em pedras – é uma bonita igreja, mas um pouco menos que a de Canela – mas vale a passada rápida.

Igreja de Sao Pedro

Palácio dos festivais

Ao lado da Igreja, tem-se um templo de outro tipo, este de cinema! Para quem é cinéfilo, este é daqueles lugares obrigatórios (mesmo com o Festival de Gramado não sendo mais aquelas coisas…) Pena que o palácio não é aberto para visitação, exceto se você for pegar uma sessão… quando fomos, havia 1 sessão noturna de um filme nacional, e durante o fim de semana, passava “Zé Colméia” – como um filme deste naipe está sendo passado num lugar destes é algo que não tem explicação! Mas ok, vale pela passada, nem que seja só prá tirar foto do outro lado da rua e de 1 dos kikitos ali apresentados.

Palacio dos festivais

Kikito

Detalhe é o calçadão, que vai desde a catedral até o final da rua, com assinatura de diversos atores e atrizes nacionais!

Rua Coberta

Exatamente na frente do Palácio, temos a mais famosa rua de Gramado – o nome vem desta cobertura que aparece na foto e ali o que vale são os diversos restaurantes, lojinhas, bares… ou seja, vale para ficar passando o tempo. É bem legal o ‘clima’, mas deve ser muito mais legal no festival, quando chega o tapete vermelho. Na época do Natal também tem uma decoração especial por ali…

Rua Coberta

E é isto: há alguns museus mais longe um pouco, bem como a Igreja do relógio e outros, mas aproveite o tempo nos banquinhos cobertos por árvores, as casinhas e lojinhas, as chocolaterias, enfim: bata perna. Como a maior parte dos passeios estão nos arredores, então o centro de Gramado vale ser visitado principalmente pela noite, onde fica ainda mais bonito – aproveitando para comer uma massa ou fondue nessa cidade que é uma delícia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: