Trem a São Pelegrino

Depois de um almoço muito ruinzinho (depois falo sobre) é hora de voltar aos passeios – agora com os 2 principais lugares do dia!

MARIA-FUMAÇA

Este passei tem dias especificos, mas num feriadão destes o pessoal colocou mais horário, assim as operadores conseguiriam acomodar todo mundo (mas sozinho penso que ia sofrer para conseguir entrada). O passeio sai de Bento Gonçalves mesmo e vai até Carlos Barbosa num trajeto de uns 90 minutos que é muito divertido. O site é este e cuidado que tem um som meio alto…

Logo na saída, todo mundo ganha seu copinho de plástico e aproveita para se esbaldar em suco de uva 😀  Quando o trem começa a sair a gente fica de olho na paisagem da região, mas a verdade é que nem tem lá muita paisagem ali para se ver – o que realmente se aproveita são os shows dentro do trem. São basicamente 5 atrações, com uma espécie de teatro caipira, um grupo de música gaúcha e o meu favorito, que foi um grupo de gente já mais idosa animadíssimos, tocando música italiana..

Preparando para sair

Boa música!

Teatrinho divertido

Durante o trajeto também há uma parada em Garibaldi – a gente nem sequer sai da estação, mas o pessoal aproveita para degustar (a esta altura, esta mais para beber mesmo) mais vinho, e também para conhecer a frente do trem, lembrando os filmes de Faroeste!  Em Carlos Barbosa te aguarda um show italiano para despedida…

Parece uma lareira gigante...

Maria Fumaca

É uma passeio delicioso que recomendo a todo mundo – principalmente pela farra das atrações dentro do trem. Quem estiver sem transporte tem a opção de voltar até Carlos Barbosa de ônibus com a própria empresa que opera a maria-fumaça – no site tem informações

CAXIAS DO SUL

Para finalizar, mais um trajeto razoável dentro do ônibus até esta cidade onde a única coisa que fazemos é visitar a Igreja de São Pelegrino que é um estupor. Eu sei que muita gente não gosta de igrejas, ainda mais no Brasil, mas o negócio é magnífico! Aldo Locatelli ficou 10 anos pintando o teto, como se fosse uma Capela Sistina brasuca – há lugares em que as figuras do teto parecem estar descendo prá cima da gente.

Não bastasse a beleza do teto e dos painéis nas laterais e na frente, a porta de entrada é uma escultura ‘per se’ e tem também uma réplica da Pietá na entrada. Seja lá qual for sua religião, ou mesmo que não tenha religião alguma, não dá para ficar impassivo perante a grandeza do trabalho que o cara fez. Um espetáculo, sem dúvida alguma!

Igreja de São Pelegrino

Entrada da igreja

Teto da igreja de São Pelegrino

Detalhes...

Detalhes do teto

Pietá

Após esta parada, ainda passamos em uma loja de calçados femininos e seguimos de volta ao hotel, chegando por volta das 19 ou 20 horas. Um roteiro com tudo o que fizemos eu achei aqui  e o preço médio que vi antes de ir é R$ 140,00 já incluindo a Maria Fumaça

PARA TERMINAR

O último dia só tinha parte dele livre, então aproveitamos pela manhã para ir no “DreamCars” do post anterior e também passar nas lojas na avenida que liga as duas cidades, principalmente lojas de sapatos – e para isto o ônibus que cruza as cidades serviu muito bem, provando mais uma vez que apesar de ser importante, dá prá se virar sem carro sem problemas.

OUTROS

Apesar de vários lugares que fomos, ainda ficaram vários de fora. O mais conhecido é o Parque Knorr (conhecido como “Aldeia do Papai Noel” mas nesta época estava fechado. Também o Gramado Zoo é muito bem falado, por ter a maior parte dos bichos soltos. Na parte de Canela temos o Alpen Park com arvorismo, rapel e um trenó que passa no meio da mata.

Ou seja: em 3 dias dá para ver o básico, mas há tanta coisa para fazer que daria para ficar vários dias somente na parte entre Gramado e Canela; e ainda existe toda a região de Bento Gonçalves e Nova Petrópolis para se conhecer…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: