Ilha Tour ou não Ilha tour?

Esta pergunta filosófica é a base de muitas discussões na internet….Primeiro: Ilha Tour é basicamente o City Tour da Ilha – aquele que passa por todos os principais pontos turísticos da cidade, de maneira rápida. Em Fernando de Noronha, com tanta praia linda, esta maneira rápida é basicamente o dia todo 🙂

Mas e aí, vale a pena? se ficar menos de 4 dias é consenso que o Ilhatour não só vale como é uma necessidade, pois só assim você vai conhecer mais da ilha. Já tendo 5 dias prá frente, a maioria pensa que não vale a pena, porque afinal você vai conseguir fazer tudo sozinho. Fiquei lá 8 dias e simplesmente adorei o Ilha Tour 😀

Isto porque foi mais fácil conhecer os lugares, ver as distâncias dos pontos de ônibus até as praias, e principalmente: ter as melhores visões das praias sem ter precisado alugar o bugue!  Neste dia não aluguei máquina estanque, para poder aprender a usar o snorquel e nadadeiras. Também porque tinha lido em diversos lugares que a única parada para mergulho era no Sueste, então achei que nem valeria a pena, mas no final poderia ter alugado sem problemas: Primeiro, porque fiquei tão desesperado por não ter tirado foto das tartarugas no Sueste que depois voltei lá só prá poder tirar fotos (ok, isto não é lá tão ruim hehehe). E também pq rapidinho estava adaptado a todo aquele equipamento, e a câmera não ia fazer mal nenhum.

Se ficar pouco tempo, vale já alugar a máquina para este dia; mas tendo alguns dias a mais volte depois por conta própria e aproveite este dia para ver as coisas sem ter que ficar se ‘preocupando’ em fotografar tudo. Mas chega de divagações… abaixo vai o roteiro que a gente fez, num quase fotolog.

Mapinha básico...

Baía do Sueste

A praia fica no ponto final do ônibus, e é ok para nadar… mas o que conta mesmo é a parte de corais que fica mais para a direita. Para chegar lá é obrigatório usar colete (assim não pisa nos corais para descansar). Nestes corais o que mais tem são as tartarugas, mas pequenos tubarões podem aparecer também(e não precisa se assustar com eles!)

O momento mais divertido foi quando uma tartaruga bem grandinha começou a vir na minha direção, eu comecei a nadar prá trás, mas ela continuou vindo, eu nadando… como ela é mais rápida teve uma hora que simplesmente boiei e ela passou por baixo; tava achando até que ia voltar com uma mordida de tartaruga prá casa hehe.

Praia do Leão

Um pouco mais longe das outras, é normalmente colocada como a 3ª praia mais bonita do Brasil. E bom… só as fotos para dar uma idéia básica:

Leão

Minha modelo particular...

Para chegar ali precisa de algum veículo, já que não tem como chegar de ônibus. Quem vai precisa ficar de olho no horário, que em boa parte do ano não pode ficar ninguém após as 18h00 pois é lugar de desova de tartaruga. Um verdadeiro santuário…

Cacimba do Padre

Uma pedaço de areia bem grandinho, que poderia ser diversas praias no Brasil, não fossem duas enormes rochas, que fazem isto aqui lembrar o sudeste asiático.

Cacimba do Padre

Baía dos Porcos

A tão famosa 2ª praia mais linda do Brasil é um tanto decepcionante para quem chega por baixo. Entre a cacimba e ela tem uma caminhada por umas pedras bem chatas (nestas horas, é importante ter alguma sandália, tênis ou até aqueles horriveis croquis) . Quem tiver um pouco mais de experiência também pode chegar até ali por dentro da água, já que o mar estava muito tranquilo na região.

A praia é bastante pequena e, apesar de ser muito bonita, ali é lugar para quem quer brincar de snorquel, ou mesmo nadar; para tomar sol fique na Cacimba mesmo. Agora, a beleza debaixo dágua é demais, a ponto de ter retornado outra vez para poder ficar mais tempo.

Baía dos Porcos

Ótima área de Snorkel

Lembrando o filme "A Praia"

Região do Porto

Depois do almoço, fomos primeiro pros lados do porto já que não íamos entrar na água. Por ali são várias praias, sendo que a mais bonita delas, a Enseada da Caleira, só é acessível para quem faz a Trilha longa do Atalia (lógico que eu fiz hehehe). Também tem o Buraco da Raquel e suas várias teorias…

As outras ilhas de Noronha

Estrada de Noronha e o porto à direita

O museu do Tubarão é bem legal para vermos o mapa da região e os diversos tubarões já avistados. E se se não tinha o famoso Tubalhau (bolinho de tubarão), pelo menos rendeu esta fotinha linda aí abaixo 😛

Olha o tubarão...

Sancho

Antes de descer para a praia é imperativo e obrigatório seguir uma trilha a direita que leva ao mirante. Ali sim temos o porque isto aqui é conhecido como paraíso. A visão da Baía dos Porcos sim faz jus a fama do lugar, e a Baía dos Sanchos tem explicado porque ganha tantas eleições de melhor praia do Brasil. Simplesmente incrível!

Sancho

Não lembra a Praia Grande?

Baía dos Porcos

Porém, o paraíso exige seu sacrificio. Para descer ao Sancho, tem esta escadinha que parece feita para fazer todo mundo desistir… mas não se desespere: ela é bem menos assustadora do que parece. São uns 15 degraus nesta primeira escada e dá medo porque é um pouco apertado, depois tem mais uns 10 degraus em outra escada ainda mais apertada, mas passando isto (e passa logo, viu..) aí é só seguir por uma escadaria ‘normal’ que você pode mergulhar com gosto na Praia do Sancho.

Escadinha básica

Lá embaixo, seguindo pela direita tem um monte de árvores disputadíssimas por toda a gente e também por milhares de mabuias (uma espécie de lagartixa). Não se deixe assustar pelas feiosas: elas são curiosas e famintas mesmo e gostam de ficar passeando por ali… a Mima quase teve um treco, mas sobreviveu rsrs

Praia do Sancho

Fortinho do Boldró

Para terminar, o pôr-do-sol mais clássico da Ilha é o do fortinho do boldró. Você pode ficar no bar ou se aproximar do paredão com a galera.

Naquele dia bem na hora que chegamos lá começou uma chuva forte, mas nem isto espantou o povo. Ainda bem que um pouco antes do sol se ir a chuva foi embora e terminamos o dia com esta maravilha que está aí!

Tem como não tirar foto?

Isso sim é terminar bem o dia.

Resumo:

Sim, dá para fazer tudo isto sozinho, mas prá mim o Ilha tour é a maneira perfeita de começar sua estadia em Noronha.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] tranquila. Dali você pode continuar reto até a escadaria do Sancho (a famosa, que já mostrei aqui). Mas a gente resolveu pegar a Trilha dos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: