XXI Encuentro GeneXus

Domingo, 11 de Setembro de 2011, fomos mais uma vez para o Uruguai para o 21º Encuentro Genexus Foi somente meu 6º destes eventos em Montevidéu.

Este é claramente daqueles posts muito mais informáticos que viajandísticos 😉

Cada ano que passa o que vejo é uma comunidade mais unida e mais empolgada com as mudanças tecnológicas. A bola da vez são os Smart Devices, que se por um lado ainda assustam muita gente, por outro trazem um senso de urgência em todo mundo, porque é algo que está aqui, agora, e não pode ser ignorado. Este ano trabalhei mais que todos os eventos anteriores, mas por isto mesmo foi o ano que mais pude aproveitar o Encontro.

As palestras apresentadas durante os 3 dias foram especialmente sobre os Smart, envolvendo todos os aspectos técnicos: desde como desenhar uma aplicação, como criar um sistema – novo ou com base em algo já existente em web, até aquela que parece ser a etapa mais complicada: subir para os markets da Blackberry, Android e Apple.

Também diversas aplicações foram apresentadas já disponíveis nos markets, como PesoBook e GxBus. Esta última me chamou a atenção por ser algo extremamente útil a toda a gente, e que poderia ser replicado de alguma maneira por estas bandas. É simplesmente a lista de rotas e horários de ônibus de Montevideu, com os mapas e tudo mais – algo perfeito para o uso em um SmartDevice.

Fora isto, houve bastante palestra sobre o GAM, o novo sistema de segurança, que é incrivelmente complexo em seu trabalho de fundo, mas incrivelmente simples para o desenvolvedor. Ainda no mundo GeneXus, uma palestra surpreendente foi As crônicas de GeneXus  Muito mais que ‘brincar’ de eletrônica com GeneXus, o que eu vi foi o básico ‘think outside the box/pensar fora da caixa‘, que se aplica a tudo na vida. Quantas vezes passamos enorme tempo fazendo as mesmas coisas, da mesma maneira, ao invés de pensar em algo diferente – no caso: GeneXus para acender uma lâmpada.

Saindo da área técnica, o que mais me chamou a atenção foi de nossos companheiros do Japão (onde GeneXus está vendendo muito) e a luta que todos tiveram para continuar em meio ao caos que se seguiu ao terremoto e a Fukushima.

Os materiais e vídeos das palestras podem ser encontrados facilmente aqui e ainda tenho que ver muita coisa que simplesmente foi impossível ver tudo. Mas muito mais que as palestras, o que realmente fica dos encontros é o grupo.

Primeiramente: é sempre um prazer enorme encontrar o pessoal da Artech, gente que conheço há anos e com quem aprendi tanto, mas que infelizmente nos encontramos tão pouco. Também é muito bom conhecer um monte de gente com que troco tantos emails e chats mais recentemente, mas que não conhecia ainda (dureza é que me fazem perceber a idade, já que a maioria é muito novinha hehe)

Também é sempre muito interessante (re)ver clientes. Com passar o tempo, vários já deixaram de ser clientes/fornecedores há tempos e passaram a ser grandes companheiros de jornada. É a troca de experiências (técnicas ou não) o que faz o evento GeneXus diferente, especial. Por isto eu sempre digo: todo cliente da Artech deveria  ir pelo menos 1 vez ao Encontro em Montevideo para ver o que é realmente este mundo GeneXus.

Ah sim: nem o fato de ter passado o sábado embaixo de chuva em Punta del Este conseguiu diminuir  o ânimo – mas a parte turística uruguaia vai ficar prá outra época…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: