Resultados da Virada Cultural

Quando comecei, esperava termos vários downloads e um pouco de repercussão na CBN, quem sabe na Folha, graças ao Dimenstein e o Catraca Livre… jamais imaginei que a repercussão seria tanta!

Na Mídia

Os primeiros comentários começaram a ‘pipocar’ no finalzinho de Abril, mas principalmente no começo de Maio. Aí passou o feriado e começou prá valer!

Além de aparecer na CBN, nas colunas do “Mais São Paulo” (neste saiu até meu nome, mas está bem looonga a conversa) e na Folha.com, saímos ainda no globo.com no Estadão e na Época e mais que tudo: Revista Info! Primeiro, aparecendo como “Download da Redação” e no sábado da Virada fomos escolhidos “O aplicativo da Semana” nas 2 versões 🙂

A escolha da Redação – Info

Aplicativo da semana, Revista Info

Mas prá mim o melhor de tudo foi quando pedi pro Ricardo Freire tuitar algo e de repente o app virou Post. Que máximo!!

IOS

O app para IOS levou 1 semana para ser liberado e depois de aprovado pela Apple Store vimos um errinho numa imagem e mais alguns detalhes, enviamos nova atualização e simplesmente esta não foi aprovada em tempo prá Virada. Assim, por sorte(aka Trabalho) o aplicativo funcionou bem logo de cara e não tivemos muitos problemas com ele…

Mais: na quarta ou quinta apareceu nos top da Apple no ramo Entretenimento. Até que sexta feira o app era simplesmente o Primeiro da Applestore Brasil em entretenimento e de repente já estávamo perto do topo no Geral para apps gratuitas.

Ficamos em 1º de Entretenimento entre Sexta e Segunda-feira e 6º no total geral Sábado e domingo! Demais!

Primeiro em Entretenimento

Numero 6 na Apple Store gratuito

Android

Se o do iphone foi bem logo de saída, Android foi beeeem complicado. Depois de uns dias descobrimos que as imagens nas listas dele tinham péssima performance quando haviam centenas de registros, e depois de muito procurar alternativas, a única maneira foi simplesmente tirar as imagens (o que não contribuiu para a ‘lindeza’ do app.

Sábado pela manhã, por causa de um problema em um filtro, simplesmente não apareciam os programas do dia! Ainda bem que estavamos todos ligados, pedi auxilio no Uruguai e em pouco tempo já tinha arrumado por lá.

Nossa Virada

Aí chegou a Virada! E que trabalheira! Estava muito lento todo o sistema, então falando com o Federico(Infra) ele já resolveu em pouco tempo, mas o do Android continuou problemático. Assim ficamos eu, Gustavo Carriquiry, Pablo Mazzili, Federico Wagner e depois Matias, entre 19h30 e depois da 00h00 para encontrar o que acontecia! Log de um lado, de outro, testa uma coisa, testa outra e chegamos no problema – que por sorte pôde ser corrigido sem liberar uma nova versão. A partir dali, funcionou também o Android de maneira quase mais rápida que o IOS! UFA!!! Não foi fácil, não! 🙂

Números

Quando na quinta feira, mesmo com enorme exposição na mídia, tinhamos não muito mais que 5 mil downloads, fiquei triste. Na Sexta aumentou bastante e de repente no Sábado simplesmente dobrou! Assim, vimos que estas coisas são exponenciais, não algo constante como imaginava…

No final chegamos a mais de 14 mil downloads de iPhone e outros 10 mil em Android – o que a meu ver foi um número bastante alto 🙂

No servidor, foram 6 milhões de requests no fim de semana…. para funcionar bem, só dando permissão de 400 pessoas ao mesmo tempo acessando. Sem dúvida, números bastante altos!

Resultado

O trabalho foi enorme… o aplicativo em si foi até tranquilo, mas mais uma vez vejo que design não é comigo hehe  O grande trabalho foram os dados! Só recebemos a programação completa poucos dias antes do evento e tivemos que nos virar para conseguir imagens e vídeos. Nesta, passei umas 2 noites direto e sei que pelo menos o Pablo acabou virando uma noite no Uruguai também.

Mas mesmo com os problemas, as lições que aprendemos e a experiência obtida valeram a pena! Os numeros também foram muito bons e a exposição que tivemos, melhor do que eu esperava. Como ouvi de alguém: a chance de dar problema feio era muito grande, mas nós ‘demos a cara prá bater’, nos arriscamos e saiu tudo bem.

Muito obrigado aos que baixaram, espero que tenham usado somente nos momentos que estava tudo funcionando bem hehe 🙂  E muito obrigado principalmente ao Catraca Livre, por acreditar e apoiar a gente, e ao pessoal da Artech/GeneXus, que topou a empreitada e estava junto nos momentos mais complicados para resolver as coisas.

Valeu e até 2013 com outra http://viradacultural.genexus.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: