Alugando apartamento em Paris

Assim como em Nova York, Orlando  e Londres, Paris é daqueles lugares que vale muito ter sua própria casinha – principalmente se for ficar um tempo razoável (no caso, 8 dias) e mais ainda com criança.

Antes de alugar

O pessoal me assustou quando falava no transporte público de Paris, então queria ficar o mais centralizado possível, para evitar um pouco os metrôs.

Também precisava ter uma máquina de lavar, principalmente porque a gente ia chegar depois de 4 dias sem lavar roupa – ok para um adulto, mas para a Isabeli quer dizer ‘sem nada para vestir’. E claro: berço!

Há muitas opções para procurar, como Airbnb, NyHabitat e outros – e comecei pelo Paris Atittude e nem precisei procurar outros 🙂

A busca é bem intuitiva, escolhendo o bairro, quartos, preço, o de sempre.. você escolhe alguns e um atendente entra em contato fazendo a intermediação, verificando disponibilidade, etc. A moça foi muito atenciosa (como o de Londres, aliás) e no final fiquei entre 2: Um com berço mas sem máquina de lavar e outro com a máquina mas sem o berço. Este segundo tinha 2 sofás grandes e era sala e quarto… além de ficar há 2 quadras do Louvre. Ganhou com louvores!

Fechando negócio

Lugar escolhido, me enviaram um monte de contratos em francês e inglês – lê em inglês e torce para o francês ser igual hehe

Tinha que pagar a tarifa da agência por cartão de crédito + 50% para o dono da casa via transferência bancária. Como isto é complicado e caro, entrei em contato direto com o cara e, muito tranquilamente, ele me passou uma conta no paypal. Tudo certo, resolvido e pago.

No dia da chegada tinha que deixar em dinheiro os outros 50% + 500 euros de ‘calção’, que ele reduziu para uns 200 euros no dia que chegamos e, claro, devolveu ao final da estadia.

Caos na chegada

Este é sempre o momento mais complicado, e aqui foi mais ainda. O dono queria combinar numa estação de metrô ao lado, mas eu estava chegando de carro e não tinha muito certa a hora. Assim, marquei na frente do apartamento num horário… porém o trânsito igual ao de Sampa atrasou a gente em quase 1 hora. Claro que ele não estava mais lá.

Pior: a rua era tão pequena que o GPS não conseguia encontrá-la (depois que descobri que era porque a rua de entrada estava em obras)… assim rodei um monte e acabei parando num estacionamento público.

Até conseguir me entender com os vendedores para comprar um cartão de telefone (alguém ainda usa isto?) fora uns 30 minutos mais.. para finalmente conseguir telefonar para ele e… caixa postal.

Corre para um lado, para outro, tenta contato e nada. Quando finalmente consigo, ele fala que tinha voltado para o AP e estava esperando a gente lá – mais, minha esposa já tinha visto ele! A caixa postal era justamente pq ele estava voltando.

Foi um baita susto, chegamos super tarde e estressados e ainda tinha que devolver o carro na locadora. A chegada sem dúvida não foi fácil, mas o Sylvain foi muito gente boa e, apesar do susto dele não estar lá quando chegamos, ele foi super atencioso.

O apartamento

Em poucas palavras: “Se voltar a Paris, vou procurar o mesmo lugar“.

Contras: O banheiro fica de um lado do apartamento e o chuveiro fica do outro – e o banheiro é tão pequeno que eu não recomendo o lugar para claustrofóbicos. A rua tem cara de poucos amigos de noite – ainda que nada tenha acontecido.. aliás, mal vimos gente andando por aquela rua, a qualquer hora do dia que fosse. Tinha máquina de lavar, mas para colocar as roupas, era um varal portátil que estendemos dentro de casa.

Também o elevador é minúsculo – 2 pessoas fica superapertadas – ainda bem que era segundo andar, então a caminhada não era tão grande assim.

Prós: Já falei que ficava há 2 quadras do Louvre? Ok, dá um pouco mais a caminhada, mas fica entre a Pont Neuf e Rue de Rivoli, fomos caminhando até Notre Damme, por exemplo. Para as mulheres: na esquina fica a Zara e do lado tem uma Sephora. Há pelo menos 3 estações de metrô próximas e passam diversas linhas por ali. O endereço é este aqui.

Fachada do prédio

Fachada do prédio

Além da localização, estava ao lado da Rue de Rivoli, mas em silêncio (tem um bar logo embaixo da gente, mas não funcionou nenhum dia… se tivesse funcionado, talvez a review fosse diferente).

Quarto bom, sala até grande e cozinha. 2 sofás, sendo 1 cama – que tinha um colchoado bem fofo, que virou a cama da Isabeli. Armários já cheio de coisas deixadas por quem passou ali antes da gente. Internet bastante boa (mas a tv nao funcionou nenhum dia… não que sentisse falta).

Podia ter um ar condicionado, mas a janela é bem grande e ficaram abertas todas as noites. A cama também era bem pequena, mas ok.

TV e cozinha

TV e cozinha

Sofá básico...e já bangunçado

Sofá básico…e já bangunçado

Enfim: gostei bastante do lugar. O AP de Orlando vai ser imbatível, mas estar em Paris faz toda a diferença 🙂 Só é uma pena que o lugar não está mais disponível para alugar – ao menos não no Paris Attitude – ou indicaria fácil!

Preço disto aí: 114 euros/dia (já contando a taxa do agente). Nem procurei hotel na mesma região, mas duvido que ia ficar sequer próximo… não com a mesma privacidade e conforto.

Indo embora

No dia de ir embora, uma faxineira apareceu para vistoriar o apartamento e devolver o calção. Antes de ir o próprio Paris Attitude enviou um email sobre um serviço de táxi – não deu outra: contratamos com eles e foi tudo perfeito. O cara chegou uns 10 minutos  atrasado, mas ao chegar em Gare du Nord foi com a gente praticamente até a entrada da alfândega, ajudando a levar as malas. Atitude inesperada e muito bemvinda. Talvez ficasse mais barato se tivesse procurado, mas o que vi não era muito mais barato e só se tivesse ido na rua ficar esperando passar algum. Do jeito que ficamos, achei bem mais tranquilo.

Para o futuro, mesmo que não consiga exatamente a mesma casa, com certeza alugar alguma coisa vai ser a primeira opção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: