Virada Cultural 2013

Assim como ano passado, este ano nos metemos de novo com um Aplicativo para a Virada Cultural – como é a segunda vez, não ficou uma história tão interessante, mas o aplicativo em compensação…

Decidindo o desenho

Desde Janeiro sabíamos que teria o app para montar e a única certeza era que faríamos um aplicativo novo, ‘do zero’. Assim em Fevereiro fui testando desenhos com uma colega, aumentando o ritmo de trabalho, até que do final de Março prá frente pegamos prá valer. Em 10 de Abril foi o “X Encontro GeneXus“, onde tive uma palestra para comentar sobre apps de usuários/o caso do ano passado e até o pessoal do Catraca Livre falou um pouco.

Foi muito legal e naquele momento tinha um aplicativo praticamente pronto e do qual eu estava gostando bastante. Alguns dias depois levamos para a equipe de marketing da empresa e…. refizeram totalmente o desenho! Socorro!! Faltava só 1 mês para a virada e começamos a mesma correria do ano passado.

Pelo menos o backend já estava razoavelmente ok, mas junto com Maria Ines (desenho) e Franklin Buitron(desenvolvimento) refizemos quase inteira a parte de interface. E se eu gostava da anterior, simplesmente adorei a nova!

Menu Inicial - iphone

Menu Inicial – iphone

Buscando apresentações - iphone

Buscando apresentações – iphone

Além da tela de favoritos e de poder dar nota para as atrações (antes delas acontecerem, como era justamente a ideia), as imagens das redes sociais, o mapa de ‘mais perto'(no máximo 2 km, o que no centro já dá uns 40 palcos diferentes), os Roteiros… é tudo muito, muito melhor do que ano passado.

Detalhe de apresentações, iphone

Detalhe de apresentações, iphone

Mapa de Palcos

Mapa de Palcos

Dia 30 de Abril, já pelas 11 da noite, subimos a versão da apple que, até agora, está quase impecável nas notas de quem baixou 😀

A saga dos dados

Para evitar os problemas do ano passado, já montei minha estrutura pensando no que a prefeitura me mandou ano passado. Mas lá pelo meio de Abril descobri que a turma da virada mudou completamente com a troca do prefeito. Não preciso entrar em detalhes, mas a gente não teve acesso a nenhuma informação estruturada, só a lista que está no site mesmo. Com isto, chegamos a ter por 2 dias o app aprovado pela apple, mas sem dados não adiantava liberar nada.

Assim, o pessoal do Catraca Livre montou uma força-tarefa para colocar tudo manualmente! Depois de 2 dias nesta loucura, consegui encontrar uma maneira de pegar os dados do html mesmo, e o pessoal do Catraca está até agora pesquisando nome a nome no google para conseguir imagens e informações do máximo possível de atrações da Virada Cultural.

Resultado: graças a turma do Catraca Livre, o aplicativo está mais completo que o próprio site da Virada Cultural – cheio de informações e imagens de tudo o que conseguimos.

Android  e um concorrente interessante

No dia 02 de Maio a Prefeitura anunciou que ia lançar o próprio aplicativo. Isto já foi uma ducha de água fria, quando avisaram que o GOOGLE seria o responsável por ele… o que acabou é animando a gente a fazer o melhor possível – afinal, não é todo dia que temos o Google como concorrente 😉

Foram aí uns 6 dias pesados para fazer tudo o que tinha no ios funcionar a contento nos Androids (que afinal, tem um monte de versão diferente). O Aplicativo oficial saiu na ultima sexta, dia 10 – e nosso medo era que ficasse muuuuuito melhor que o nosso. Nós liberamos umas poucas horas depois deles e no final, acho que não saímos tão mal – basta ver este comparativo no Estado.

É claro que até a Virada ainda tem alguns dias, e problemas sempre podem acontecer, mas por enquanto estamos indo bem.

Menu inicial - Android

Menu inicial – Android

Lista de atrações

Lista de atrações

Detalhe de apresentações - Android

Detalhe de apresentações – Android

Catraca Livre

Não ia adiantar muito eu e os colegas da Artech criarmos o app se não fosse o apoio do Catraca Livre nisso tudo – a começar na divulgação. e também na cbn. Conseguiram também apoio do Guia da Semana

Também estão fazendo um trabalho bem legal com os dados(acho que estamos melhor que o ‘oficial’ e mesmo que o site). E ainda montaram uma série de roteiros que estão ficando muito bons e podem orientar muita gente no dia.

Próximos

Já subimos uma nova versão de ios com dados pré-carregados, pois assim quem não tiver conexão, não vai ter problemas… basta a apple aprovar a publicação. Também estamos vendo de conseguir o mesmo para Android o mais breve possível.

Resultados

Hoje, 15 de Maio, faltando 3 dias para a Virada Cultural, saímos em vários lugares, como Mobile TimeMacMagazineConsumidor Moderno além de no próprio site da virada cultural. Mas o melhor são os comentários e avaliações, como aquele do Estado, este da Revista Info, o Baixe Aqui e a Exame

Enfim: Quem vier para a Virada Cultural, vale baixar. Quem não vier, baixe também para ver o que está perdendo!

 Clique aqui para iphone/iPad/iPod e Clique aqui para Android

http://www.genexus.com/ViradaApp

Anúncios

Uma resposta

  1. “¡Que Vira México!” é o nome da programação especial preparada pelo Sesc Consolação para a Virada Cultural 2012, que acontece nos dias 5 e 6 de maio em toda a capital paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: