Castelo Ra Tim Bum

Bum, bum, bum, Castelo Rá Tim Bum!!

Bum, bum, bum, Castelo Rá Tim Bum!!

O Castelo Ra-Tim-Bum estreou em 1994, durou só 3 anos e se tornou um marco na vida de muita gente. Mas tenho que entregar a idade e dizer que eu não fui um dos que tive este marco, porque já estava no colegial (hoje Ensino Médio) em 94, então não devo ter visto nenhum programa sequer.

E mesmo não tendo visto nada, é impossível não conhecer e admirar tudo o que o pessoal da Cultura criou. Aliás, os anos 90 foram impressionantes por lá: X-Tudo antes do Castelo, a maravilhosa e imperdível (pelo menos para mim) série No mundo da lua. Depois veio a mais adolescente Confissões de Adolescente. Teve também o Mundo de Beakman, que nem eram eles quem faziam, mas tinha tudo a ver com a proposta do canal. E estes são somente os que lembro de cabeça..

Mas o Castelo foi a Cereja do bolo – e para comemorar os 20 anos de sua estréia o MIS fez esta mega exposição. O que ninguém esperava é que o sucesso seria tanto. Originalmente a exposição iria até Setembro ou Outubro de 2014, mas as filas eram tantas, a quantidade de gente querendo ver foi tão grande que foram adiando e adiando o encerramento – que por enquanto é 25 de Janeiro de 2015.

Maquete

Maquete

Entrada do castelo

Entrada do castelo

Entrada

A entrada custa R$ 10,00 na bilheteria e a demanda foi tanta que o museu está abrindo mais cedo e fechando mais tarde desde o dia 10 de Dezembro e esta noite, de 03 para 04 de Janeiro será feita uma “Maratona Castelo a partir das 23h00 – ingressos somente nas bilheterias (não consegui saber exatamente quantas já foram, mas já é a terceira ou quarta destas noites, então deve ter ido muito bem)

Li em alguns lugares que fim de semana é quase impossível – e para quem não tiver opção, o melhor parece ser ir cedo, comprar o ingresso que tem horário marcado e saber que este horário será bem mais tarde. Também pode comprar online o chamado “Ingresso mágico” que fura totalmente a fila do dia escolhido e custa R$30,00. Ou madrugar, claro!

Com filha pequena, a gente queria muito ir, mas estava dificil. Até que um dia ela teve que ir ao pediatra(consulta de rotina), então aproveitamos para tirar o dia de folga e fomos lá numa sexta-feira!

Quando chegar, precisa ver bem onde está entrando. Chegamos pelas 10h00 e a fila grande era pra entrar, assim cuidado que pode haver 2 filas. A bilheteria em si nem tinha tanta fila e o próximo horário disponível era as 11h00 – justamente naquela fila enorme para entrar. Só 1 hora de espera? Espetacular 🙂

A exposição

Como falei, eu nunca vi nada do Castelo, mas ainda assim o que fizeram está tão bem feito que sentia quase como se estivesse dentro dos cenários. O mais curioso: 1 ano antes tinha ido na Exposição do Kubrick e é impressionante como a montagem atual em nada lembra a também maravilhosa montagem anterior.

Além das montagens, há vários documentos no começo da exposição e vários bonecos, móveis e figurinos que foram usados durante o programa.

APROVADO!

APROVADO!

Desenho e sua realização...

Desenho e sua realização…

20141128_113940 20141128_114205

Figurinos...

Figurinos…

Cozinha

Cozinha

Acho que vi um gatinho...

Acho que vi um gatinho…

Com criança

A Isabeli ainda não tem 3 anos e é um tanto assustadiça, então nos lugares mais escuros ou barulhentos a gente sofria um pouco (o laboratório a gente teve que sair correndo). Por outro lado havia lugares que a gente tinha que puxar ela quase chorando por não querer ir embora (o principal foi numa toca dos ratos e aquele porteiro falante, que só pode tirar foto na saída). Assim, acho que é um ótimo programa para crianças, e ainda que as menores possam se assustar em alguns lugares, não é nada que não passe rápido. Acho que vale muito a pena.

Querendo tocar piano

Querendo tocar piano

Lugar favorito da Isabeli

Lugar favorito da Isabeli

20141128_121235

Preparando uma poção

Preparando uma poção

Conclusão

Quem curtia o Castelo, quem cresceu com eles, é o tipo de exposição “Se não for vai se arrepender“, e vale qualquer sacrifício, mas mesmo quem não conhece nada além do nome, pode ir que vai se divertir. Lógico que a gente não conhece tudo, e vai perder um bom tanto do que está ali, mas é tudo tão bem feito que vale a pena. Talvez se eu não tivesse a Isabeli e só tivesse fim de semana, não sei se encararia a fila, mas…

Belíssimo programa que demora uns 90 minutos e, depois do Kubrick e deste, só posso ficar empolgado imaginando o que o MIS criará no próximo.

Batendo um papo antes de ir embora.

Batendo um papo antes de ir embora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: